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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação indígena sob a tutela da legislação: o desafio da afirmação étnica e cultural
Autor(es): Almeida, Tereza Cristina Cruz
Palavras-chave: Educação;Escolas indígenas;Cultura indígena;Minoria étnica
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: UFC Edições
Citação: ALMEIDA, Tereza Cristina Cruz. Educação indígena sob a tutela da legislação: o desafio da afirmação étnica e cultural. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p.262-270.
Resumo: Os antropólogos, educadores e pesquisadores vêm destacando novas oportunidades educativas para as comunidades indígenas, a partir do atual ordenamento jurídico, gerado nacionalmente no plano federal, principalmente, e com desdobramentos em âmbito estadual. No Brasil, a educação indígena passou por uma estruturação disciplinada na legislação, composta de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, reflexo de movimentos indígenas e de apoio aos direitos dos índios. As garantias consagradas na legislação ensejaram o surgimento da escola indígena e, assim, contribuíram para a sua afirmação étnica e cultural. É preciso,no entanto, reconhecer que a educação diferenciada está em franca elaboração. O objetivo deste artigo é refleti r acerca da educação dos povos indígenas brasileiros, no que diz respeito à Educação Escolar, mostrando algumas de suas dificuldades. (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48018
ISBN: 85-7282-194-5
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