Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47973
Tipo: | Resumo |
Título : | Relato de experiências de aprendizagem na disciplina de desenho para engenharia com aplicação de novos recursos didáticos no Curso de Engenharia Civil da UFC |
Autor : | Silva, Alexandre Feitosa Alencar, Cely Martins Santos de |
Palabras clave : | Ensino;Inovação;Tecnologia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SILVA, Alexandre Feitosa; ALENCAR, Cely Martins Santos de. Relato de experiências de aprendizagem na disciplina de desenho para engenharia com aplicação de novos recursos didáticos no Curso de Engenharia Civil da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Resumen en portugués brasileño: | A disciplina de DPE é ofertada no primeiro ano das Engenharias do Centro de tecnologia. Segundo dados do CNI (2013) em conjunto com dados do Ministério da Educação (MEC), no Brasil, em média, mais da metade dos estudantes ingressantes no curso de Engenharia Civil desistem antes dos 5 anos, sendo umas das principais causas apontadas a potencial desmotivação provocada pela falta de conhecimento acerca das profissões e a pouca aplicação prática nos primeiros anos do curso. Para inverter esse cenário, novos métodos de ensino, que serão objeto de estudo desse artigo, apresentam-se como alternativas complementares ao método tradicional de ensino, além de possibilitar a experiência prática na área de expressão gráfica e direcionando a introdução ao projeto. O GeoGebra é um software livre desenvolvido para o ensino e aprendizagem e reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Com isso, foi realizado uma atividade a mão livre com uma das turmas de engenharia...etc. Na sequência fez-se o desenvolvimento do projeto GeoGebra e a aplicação prática. Pôde-se perceber o notório estímulo dos alunos como resultado da utilização de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, pode ser observado um aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem, combinando os métodos tradicionais e inovadores de ensino. Com as representações diferentes de objetos 3D, que interagem entre si, os alunos puderam adquirir o conhecimento de maneira mais ativa. Objetos que estavam sendo despercebidos no esboço, foram vistos de diversas formas e com várias aplicações interativas. Espera-se que esse trabalho aponte um caminho para discussões e implementações de novas práticas pedagógicas alternativas e inovadoras no novo projeto político pedagógico que está sendo desenhado para o curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47973 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_afsilva_cmsalencar.pdf | 50,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.