Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Feitosa-
dc.contributor.authorAlencar, Cely Martins Santos de-
dc.date.accessioned2019-11-27T14:00:34Z-
dc.date.available2019-11-27T14:00:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Feitosa; ALENCAR, Cely Martins Santos de. Relato de experiências de aprendizagem na disciplina de desenho para engenharia com aplicação de novos recursos didáticos no Curso de Engenharia Civil da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47973-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleRelato de experiências de aprendizagem na disciplina de desenho para engenharia com aplicação de novos recursos didáticos no Curso de Engenharia Civil da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA disciplina de DPE é ofertada no primeiro ano das Engenharias do Centro de tecnologia. Segundo dados do CNI (2013) em conjunto com dados do Ministério da Educação (MEC), no Brasil, em média, mais da metade dos estudantes ingressantes no curso de Engenharia Civil desistem antes dos 5 anos, sendo umas das principais causas apontadas a potencial desmotivação provocada pela falta de conhecimento acerca das profissões e a pouca aplicação prática nos primeiros anos do curso. Para inverter esse cenário, novos métodos de ensino, que serão objeto de estudo desse artigo, apresentam-se como alternativas complementares ao método tradicional de ensino, além de possibilitar a experiência prática na área de expressão gráfica e direcionando a introdução ao projeto. O GeoGebra é um software livre desenvolvido para o ensino e aprendizagem e reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Com isso, foi realizado uma atividade a mão livre com uma das turmas de engenharia...etc. Na sequência fez-se o desenvolvimento do projeto GeoGebra e a aplicação prática. Pôde-se perceber o notório estímulo dos alunos como resultado da utilização de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, pode ser observado um aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem, combinando os métodos tradicionais e inovadores de ensino. Com as representações diferentes de objetos 3D, que interagem entre si, os alunos puderam adquirir o conhecimento de maneira mais ativa. Objetos que estavam sendo despercebidos no esboço, foram vistos de diversas formas e com várias aplicações interativas. Espera-se que esse trabalho aponte um caminho para discussões e implementações de novas práticas pedagógicas alternativas e inovadoras no novo projeto político pedagógico que está sendo desenhado para o curso de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_afsilva_cmsalencar.pdf50,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.