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dc.contributor.authorSilveira Filho, José-
dc.date.accessioned2019-11-27T12:53:43Z-
dc.date.available2019-11-27T12:53:43Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSILVEIRA FILHO, José. As ciências sociais e a formação em ciência agronômica. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 152-161.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-194-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47962-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCiência agronômicapt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectCiências sociais aplicadaspt_BR
dc.titleAs ciências sociais e a formação em ciência agronômicapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO sentido educacional dominante, no ensino profissionalizante em ciência agronômica no Brasil, está na evidente associação entre desenvolvimento econômico e o grau de modernização da cultura e da estrutura social. Esta ideologia modernizadora continua por explicar o desenvolvimento com os termos "moderno" e "tradicional". Apesar do conhecimento, já bastante difundido, de que o uso indiscriminado destes conceitos aprofundou e gerou mais desigualdades na estrutura produtiva, o processo de formação de profissionais nesta área parece não ter superado a dicotomia contida nesta conceituação. As Universidades continuam exercendo forte papel de preservação dos pressupostos desta visão de mundo, à medida que utilizam a valorização da tecnologia dominante como forma de impor os profissionais, nela formados, ao mercado. Não se trata, aqui, de assumir uma posição favorável à concepção de uma nova técnica, enquanto representação de um novo projeto político, mas de reafirmar a necessidade de propor um perfil para estes profissionais, que comporte a formação de um senso crítico capaz de observar a adequação das diferentes soluções técnicas aos interesses imediatos dos produtores, nas várias situações vivenciadas.[...]pt_BR
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