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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silveira Filho, José | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T12:53:43Z | - |
dc.date.available | 2019-11-27T12:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA FILHO, José. As ciências sociais e a formação em ciência agronômica. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 152-161. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7282-194-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47962 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Ciência agronômica | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais aplicadas | pt_BR |
dc.title | As ciências sociais e a formação em ciência agronômica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O sentido educacional dominante, no ensino profissionalizante em ciência agronômica no Brasil, está na evidente associação entre desenvolvimento econômico e o grau de modernização da cultura e da estrutura social. Esta ideologia modernizadora continua por explicar o desenvolvimento com os termos "moderno" e "tradicional". Apesar do conhecimento, já bastante difundido, de que o uso indiscriminado destes conceitos aprofundou e gerou mais desigualdades na estrutura produtiva, o processo de formação de profissionais nesta área parece não ter superado a dicotomia contida nesta conceituação. As Universidades continuam exercendo forte papel de preservação dos pressupostos desta visão de mundo, à medida que utilizam a valorização da tecnologia dominante como forma de impor os profissionais, nela formados, ao mercado. Não se trata, aqui, de assumir uma posição favorável à concepção de uma nova técnica, enquanto representação de um novo projeto político, mas de reafirmar a necessidade de propor um perfil para estes profissionais, que comporte a formação de um senso crítico capaz de observar a adequação das diferentes soluções técnicas aos interesses imediatos dos produtores, nas várias situações vivenciadas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_capliv_jsilveirafilho.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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