Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47900
Type: | Resumo |
Title: | Iniciação à pesquisa acadêmica no Curso de Letras: um relato de experiência |
Authors: | Souza, Álvaro Cruz de Pereira, Germana da Cruz Nascimento, Maria Valdênia Falcão do |
Keywords: | Formação;Pesquisa;Experiência |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SOUZA, Álvaro Cruz de; PEREIRA, Germana da Cruz; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Iniciação à pesquisa acadêmica no Curso de Letras: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No presente trabalho, relatamos nossa experiência de iniciação à pesquisa acadêmica, bem como descrevemos as atividades realizadas durante o ano de 2016 na UFC, junto ao grupo de pesquisa em Práticas Docentes e Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira, que compõe o grupo REDE (Representações Sociais, Discurso e Ensino), e suas orientadoras. O grupo se reúne quinzenalmente para discutir acerca do processo de formação dos futuros licenciados na área de Letras no Brasil. Para esse fim, são indicadas leituras direcionadas que são discutidas durante os encontros com os membros do grupo. Com o objetivo de coletar dados para o estudo realizado, fizemos uma pesquisa documental nos sites institucionais de dez importantes universidades do país e elaboramos tabelas para coleta e triangulação das informações coletadas acerca do currículo dos Cursos de Letras examinados. As universidades selecionadas foram em sua maioria públicas, contemplando as cinco regiões, a fim de dispor de um quadro geral para nossa investigação. Com o objetivo de socializar os resultados obtidos nas pesquisas empreendidas e nas discussões no grupo de pesquisa, submetemos propostas de trabalho a eventos científicos como o FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) e o I Encontro de Iniciação Acadêmica nos EU 2016. Considerando-se as atividades desenvolvidas, podemos afirmar que a bolsa concedida à comunidade estudantil, recém-ingressa, contribui de forma decisiva para proporcionar interação, partilha de experiência, bem como possibilita a aquisição de saberes inerentes à pesquisa na universidade. Sendo assim, consideramos que o período de atividades dedicado ao plano de trabalho, previsto como condição para a concessão de bolsa acadêmica, contribui para o desenvolvimento individual, profissional e acadêmico do estudante, visto que este participa ativamente em um ambiente onde são suscitadas as habilidades inerentes ao meio acadêmico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47900 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acsouza.pdf | 49,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.