Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Álvaro Cruz de-
dc.contributor.authorPereira, Germana da Cruz-
dc.contributor.authorNascimento, Maria Valdênia Falcão do-
dc.date.accessioned2019-11-22T14:34:27Z-
dc.date.available2019-11-22T14:34:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Álvaro Cruz de; PEREIRA, Germana da Cruz; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. Iniciação à pesquisa acadêmica no Curso de Letras: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47900-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleIniciação à pesquisa acadêmica no Curso de Letras: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, relatamos nossa experiência de iniciação à pesquisa acadêmica, bem como descrevemos as atividades realizadas durante o ano de 2016 na UFC, junto ao grupo de pesquisa em Práticas Docentes e Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira, que compõe o grupo REDE (Representações Sociais, Discurso e Ensino), e suas orientadoras. O grupo se reúne quinzenalmente para discutir acerca do processo de formação dos futuros licenciados na área de Letras no Brasil. Para esse fim, são indicadas leituras direcionadas que são discutidas durante os encontros com os membros do grupo. Com o objetivo de coletar dados para o estudo realizado, fizemos uma pesquisa documental nos sites institucionais de dez importantes universidades do país e elaboramos tabelas para coleta e triangulação das informações coletadas acerca do currículo dos Cursos de Letras examinados. As universidades selecionadas foram em sua maioria públicas, contemplando as cinco regiões, a fim de dispor de um quadro geral para nossa investigação. Com o objetivo de socializar os resultados obtidos nas pesquisas empreendidas e nas discussões no grupo de pesquisa, submetemos propostas de trabalho a eventos científicos como o FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) e o I Encontro de Iniciação Acadêmica nos EU 2016. Considerando-se as atividades desenvolvidas, podemos afirmar que a bolsa concedida à comunidade estudantil, recém-ingressa, contribui de forma decisiva para proporcionar interação, partilha de experiência, bem como possibilita a aquisição de saberes inerentes à pesquisa na universidade. Sendo assim, consideramos que o período de atividades dedicado ao plano de trabalho, previsto como condição para a concessão de bolsa acadêmica, contribui para o desenvolvimento individual, profissional e acadêmico do estudante, visto que este participa ativamente em um ambiente onde são suscitadas as habilidades inerentes ao meio acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acsouza.pdf49,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.