Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47836
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros |
Authors: | Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio |
Keywords: | Ensino-cálculo;Matemática-ensino;Matemática-variáveis |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citation: | ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 597-626, 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho apresenta um recorte da tese de doutorado do primeiro autor, comparando e identificando os elementos que indicamos como pertinentes à transição interna do Cálculo em Uma Variável - CUV para o Cálculo a Várias Variáveis - CVV. Tais elementos são discutidos no âmbito de uma análise de livros didáticos utilizados no ambiente acadêmico, no ensino de cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Estado do Ceará. Assim, escolhemos os autores Guidorizzi (2008; 2010), Leithold (1994; 1999) e Stewart (2004a; 2004b), e, com base nas categorias descritas em Alves (2011) e a adoção de técnicas de análise de conteúdos (BARDIN, 1979), inspecionamos estes compêndios, com a intenção de evidenciar elementos que podem funcionar como entraves à referida transição e que não se tornaram objeto de investigação até o momento no Brasil. |
Abstract: | Le document présent un extrait de la thése de doctorat du premier auteur, en comparant et identifiant les éléments pertinents qui indiquent comment la transition interne du Calcul à une Variable – CUV pour le Calcul de plusieurs Variables – CVV. Ces élements sont discutés dans le contexte d´une analyse des libres utilisés dans l´environement académique, dans l´enseignement des cours en License et en Baccalauréat dans l´État du Ceará. Ainsi, ont choizi Guidorizzi (2008 ; 2010), Leithold (1994 ; 1999) et Stewart (2004a, 2004b), et basé sur les catégories décrites dans Alves (2011) et l´adoption de techniques d´analyse de contenu (BARDIN, 1979), on a inspeccioner ces manuels, avec l´intention d´souligner des éléments que peuvent agir comme des obstacles à cette transition et que ne sont pas devenus l´objet d´une recherce à ce jour au Brésil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47836 |
ISSN: | 1983 3156 |
Appears in Collections: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_art_frvalves3.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.