Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47822
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A oficina de educação estatística baseada na Sequência Fedathi no contexto da formação inicial e continuada do professor que leciona matemática |
Autor(es): | Rodrigues, Iliane Maria Pimenta Silva, Miguel Angelo da Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Palavras-chave: | Educação Estatística;Processo de Ensino-Aprendizagem;Qualificação para o Magistério;Sequência Fedathi |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Pontes |
Citação: | RODRIGUES, Iliane Maria Pimenta; SILVA, Miguel Angelo da; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A oficina de educação estatística baseada na Sequência Fedathi no contexto da formação inicial e continuada do professor que leciona matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 268-280. |
Resumo: | O ensino de estatística vem ganhando espaço no ensino das séries iniciais por trabalhar a leitura e a interpretação de tabelas, gráficos e gerar informações estatísticas veiculadas pela sociedade e pelos meios de comunicação, fazendo com que os alunos possam coletar dados, organizar em tabelas e gráficos, resumir se apropriando dos meios estatísticos, de tal forma a prosseguir utilizando as fórmulas para se extrair as informações. Tratando-se da formação em estatística, Novaes e Coutinho (2009) afirma que a estatística é um instrumento que ajuda a sociedade na compreensão da realidade e dos problemas existentes, perante o seu exercício da profissão em estatística, usando a leitura, interpretação, discussão e avaliação dos conhecimentos obtidos pelos vários meios. É por meio da utilidade prática desta disciplina que os alunos e profissionais da área reconhecem a necessidade de adquirirem mais formação e atualização sobre o conteúdo estatístico na busca de relacionar-se com o mundo real e o ambiente, o qual possa interagir com as outras disciplinas, podendo usar a interdisciplinaridade para a compreensão do assunto abordado. Com isto, a necessidade de formação docente para a educação integral do homem, a partir da criança, é tratada em obras que oferecem recursos auxiliares para a instrução na sala de aula, dentre os quais destacam-se a Didática Checa (1627), o Guia da Escola Materna (1630) e a Didática Magna (1631). Desses registros, encontraram-se indícios acerca do primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores, instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, chamado Seminário dos Mestres (DUARTE, 1986).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47822 |
ISBN: | 978-85-7113-967-1 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_improdriguesmasilva.pdf | 9,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.