Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Iliane Maria Pimenta-
dc.contributor.authorSilva, Miguel Angelo da-
dc.contributor.authorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:55:10Z-
dc.date.available2019-11-20T13:55:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Iliane Maria Pimenta; SILVA, Miguel Angelo da; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A oficina de educação estatística baseada na Sequência Fedathi no contexto da formação inicial e continuada do professor que leciona matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 268-280.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47822-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectQualificação para o Magistériopt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.titleA oficina de educação estatística baseada na Sequência Fedathi no contexto da formação inicial e continuada do professor que leciona matemáticapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de estatística vem ganhando espaço no ensino das séries iniciais por trabalhar a leitura e a interpretação de tabelas, gráficos e gerar informações estatísticas veiculadas pela sociedade e pelos meios de comunicação, fazendo com que os alunos possam coletar dados, organizar em tabelas e gráficos, resumir se apropriando dos meios estatísticos, de tal forma a prosseguir utilizando as fórmulas para se extrair as informações. Tratando-se da formação em estatística, Novaes e Coutinho (2009) afirma que a estatística é um instrumento que ajuda a sociedade na compreensão da realidade e dos problemas existentes, perante o seu exercício da profissão em estatística, usando a leitura, interpretação, discussão e avaliação dos conhecimentos obtidos pelos vários meios. É por meio da utilidade prática desta disciplina que os alunos e profissionais da área reconhecem a necessidade de adquirirem mais formação e atualização sobre o conteúdo estatístico na busca de relacionar-se com o mundo real e o ambiente, o qual possa interagir com as outras disciplinas, podendo usar a interdisciplinaridade para a compreensão do assunto abordado. Com isto, a necessidade de formação docente para a educação integral do homem, a partir da criança, é tratada em obras que oferecem recursos auxiliares para a instrução na sala de aula, dentre os quais destacam-se a Didática Checa (1627), o Guia da Escola Materna (1630) e a Didática Magna (1631). Desses registros, encontraram-se indícios acerca do primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores, instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, chamado Seminário dos Mestres (DUARTE, 1986).[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_improdriguesmasilva.pdf9,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.