Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
Autor(es): | Soares, Raianny Lima Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
Palavras-chave: | Didática;Ensino - Metodologia;Educação à Distância |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Em Rede |
Citação: | SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016. |
Resumo: | Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769 |
ISSN: | 2359-6082 |
Aparece nas coleções: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_rlsoares.pdf | 182,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.