Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
Type: Artigo de Periódico
Title: Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
Authors: Soares, Raianny Lima
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Keywords: Didática;Ensino - Metodologia;Educação à Distância
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Em Rede
Citation: SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
ISSN: 2359-6082
Appears in Collections:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_rlsoares.pdf182,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.