Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática |
Authors: | Santos, Maria José Costa dos Lima, Ivoneide Pinheiro de Borges Neto, Hermínio |
Keywords: | Sequência Fedathi;Formação - Ensino;Aluno |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | CIBEM |
Citation: | SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; BORGES NETO, Hermínio. A Sequência Fedathi: concepções e princípios para uso no ensino de matemática. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 16-20 set. 2013, Chile. Anais... Chile: CIBEM, 2013. p. 7633- 7637. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho é apresentar a Sequência Fedathi como uma metodologia de pesquisa e de ensino que se preocupa com o antes, o durante e o depois da sala de aula de matemática. As ações didáticas dos professores devem começar bem antes do seu acesso à sala de aula, e devem ser movidas por uma reflexão -ação – reflexão (planejamento-prática-avaliação) pautadas por significados e preocupações diagnósticas, pois o processo de ensinagem perpassa o ato de motivar, mover e refletir sobre. Dessa forma, a Sequência Fedathi busca minimizar os obstáculos epistemológicos e didáticos da ação docente por meio de uma prática com base em quatro fases: tomada de posição, maturação, solução e prova, em que o professor de matemática ensina cada vez menos e o aluno aprende cada vez mais, mobilizados pelas situações a-didáticas. Entende-se que a Sequência Fedathi tem como eixo central a postura do professor de matemática em sala de aula, visando sempre uma relação de aprender a aprender considerando o tripé: professor-conhecimento-aluno |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47765 |
ISSN: | 2301-0797 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mjcsantos.pdf | 196,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.