Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47678
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso dos provérbios no desenvolvimento da competência discursiva |
Autor(es): | Souza, Camila Aragão Mesquita de |
Orientador: | Plantin, Rosemeire Selma Monteiro |
Palavras-chave: | Competência discursivo-fraseológica;Provérbios;Língua Portuguesa |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOUZA, Camila Aragão Mesquita de. O uso dos provérbios no desenvolvimento da competência discursiva. 2019. 128f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | Este trabalho, intitulado O uso dos provérbios no desenvolvimento da competência discursiva, é resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a orientação da professora doutora Rosemeire Selma Monteiro-Plantin. A pesquisa desenvolvida tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento da competência discursivo-fraseológica do aluno; cooperar para a valorização dos provérbios no ensino de língua materna; propor modelos de atividades de compreensão textual envolvendo as sentenças proverbiais e outros textos, tendo em vista que a abordagem pedagógica das unidades fraseológicas não têm sido devidamente valorizada no ensino da língua materna, no Brasil, o que pode ser comprovado mediante as pesquisas já feitas na área da Fraseologia e Fraseodidática, embora essa realidade esteja sendo transformada por esses estudos; colaborar para a formação de indivíduos críticos e leitores proficientes; identificar o nível de competência discursivo-fraseológica dos alunos de dois oitavos anos. O trabalho traz como hipótese o fato de que o estudo dos provérbios no Ensino Fundamental mostra-se significativo para o desenvolvimento da competência discursivo-fraseológica do aluno, tendo como problema de pesquisa o seguinte questionamento: como ensinar a língua portuguesa, utilizando-se dos provérbios, com vistas a colaborar para o desenvolvimento das competências discursiva e fraseológica do aluno, sabendo-se que essas expressões encontram-se, até certo ponto, marginalizadas pela gramática normativa, por muitos livros didáticos e pelo processo de ensino-aprendizagem da língua como um todo? A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa-ação mostrou-se exitosa na concretização dos objetivos postos mediante a análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos com a prática das atividades realizadas nas salas de aula. Este trabalho se desenvolveu tendo como base os estudos que dizem respeito à Fraseologia, à competência discursiva e aos ideais trazidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1998, considerando-se os objetivos que esse documento confere ao Ensino Fundamental. |
Abstract: | This essay, entitled The use of proverbs in the development of discursive competence, is the result of a research developed to Mestrado Profissional em Letras (Profletras) from the Universidade Federal do Ceará (UFC), under the guidance of Professor Rosemeire Selma Monteiro-Plantin. The developed research aims to contribute to the development of student discursive-phraseological competence; cooperate in valuing proverbs in mother tongue teaching; propose models of textual comprehension activities involving proverbial sentences and other texts, considering that the pedagogical approach of phraseological units has not been properly valued in the teaching of mother tongue in Brazil, which can be proved by the research already done in Fraseologia and Fraseodidática, although this reality is being transformed by these studies; collaborate with the formation of critical individuals and proficient readers; identify the level of discursive-phraseological competence of the students of the eighth grade. The essay hypothesizes that the study of proverbs in elementary school is significant for the development of student discursive-phraseological competence, having as research problem the following question: how to teach Portuguese language, using the proverbs, in order to contribute to the development of the student's discursive and phraseological competences, knowing that these expressions are, to some extent, marginalized by normative grammar, many textbooks and the process of teaching and learning language as one all? The methodology used for the development of the research-action proved successful in achieving the objectives set by the qualitative and quantitative analysis of the data obtained from the practice of activities performed in the classroom. This essay was developed based on the studies that concern the Phraseology, the discursive competence and the ideals brought by the Parâmetros Curriculares Nacionais, of 1998, considering the objectives that this document gives to Elementary School. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47678 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_camsouza.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.