Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Autor(es): | Lima, Ariadne Molina Matos, Fernanda Cíntia Costa Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos - EJA;Educação básica;Vivência em sala de aula;Prática Pedagógica |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Pontes |
Citação: | LIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161. |
Resumo: | O ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661 |
ISBN: | 978-85-7113-967-1 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_amlimafccmatos.pdf | 15,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.