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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ariadne Molina-
dc.contributor.authorMatos, Fernanda Cíntia Costa-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-11-12T11:20:32Z-
dc.date.available2019-11-12T11:20:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Ariadne Molina; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; SANTOS, Maria José Costa dos. Reflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 140-161.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47661-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectVivência em sala de aulapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleReflexão sobre a didática do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da matemática é visto pela maioria dos educadores como um problema a ser superado na educação básica, por ocasionar consequências negativas nesses processos de ensino e aprendizagem. O exposto acima é reforçado pelo baixo índice de aprendizagem no ensino da matemática. Os professores e os alunos, nessa perspectiva, têm como objetivo driblar esses obstáculos, tentando adequar-se ao ensino da matemática atrelado às novas práticas pedagógicas. Voltadas, principalmente, para tornar o educando um indivíduo participativo, reflexivo e crítico na construção do conhecimento. Além disso, o saber matemático compreendido apenas na perspectiva de cálculos e fórmulas pré-concebidas, não são mais adequados no atual contexto de transformação do aluno em sujeito ativo da construção do seu próprio conhecimento.[...]Consideramos que a Matemática pode ser riquíssima no aprendizado desses alunos, isso por eles já terem contato em seus cotidianos com os números, trabalham com dinheiro, conta a pagar, a Matemática pode até ser uma grande auxiliar no aprendizado da leitura também. Entretanto, por outro lado entendemos que ministrar aula para EJA não é muito fácil e que requer do professor formação e capacitação, pois as metodologias utilizadas devem ser diferentes das do ensino regular, porém o que podemos constatar é que nem sempre isso acontece na prática, pois os professores são empurrados a dar aula na Educação de Jovens e Adultos sem mesmo passarem por uma capacitação.[...]pt_BR
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