Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
Type: Resumo
Title: Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia
Authors: Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Keywords: Ensino de sociologia;Comunidade científica;Comunidade profissional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Brazilian Portuguese: Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_inpmedeiros.pdf50,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.