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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653
Type: | Resumo |
Title: | Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia |
Authors: | Medeiros, Isaac Nazareno Paiva de Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Keywords: | Ensino de sociologia;Comunidade científica;Comunidade profissional |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | MEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Sem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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