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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Isaac Nazareno Paiva de-
dc.contributor.authorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.date.accessioned2019-11-11T17:01:33Z-
dc.date.available2019-11-11T17:01:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Isaac Nazareno Paiva de; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Reflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47653-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectComunidade científicapt_BR
dc.subjectComunidade profissionalpt_BR
dc.titleReflexão acadêmica e eventos na área de ciências sociais: estudo exploratório sobre a presença de profissionais da educação básica e os consensos da comunidade científica sobre a prática do ensino de sociologiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrSem ser necessariamente um ativista, o profissional da disciplina Sociologia no Brasil deve estabelecer uma prática que contemple sua própria realidade e a das/os estudantes, pode-se identificar que na LDB (art. 36º) o ensino de Sociologia tem importância fundamental para o exercício da cidadania, em outras palavras significa preparar os educandos para intervenção na realidade social. Nosso objetivo aqui é mostrar que, mais recentemente, uma pequena comunidade científica vêm criando consensos em torno do ensino de Ciências Sociais na escola: há maior articulação entre sistema formador de licenciados e sistema de educação médio, por um lado, e a falta de articulação escola/secretaria/universidade e necessidade de adequação de linguagem e construção de mediações pelo campo disciplinar, mantendo a questão das fronteiras e do diálogo, por outro. Problematizo o (meu) lugar do profissional nessa comunidade, como proposta e estratégia política que possibilite visualizar a formação continuada do docente do ensino médio, onde as universidade, as outras IES e profissionais teriam um papel fundamental nesta formação permanente e na mediação do diálogo entre a pesquisa e a pós-graduação e a formação docente para o ensino médio. Assim, questionamos o alcance dessa forma de aproximar de modo mais efetivo professores universitários e da escola, pesquisadores e discentes: os eventos, desde a primeira sessão do GT-Ensino de Sociologia da SBS (UFPE, 2007) até a abertura da 30ªRBA (UFPB, 2016) para esse público, lançam a hipótese que há abertura de programas de pós-graduação para a pesquisa e a legitimação do tema como objeto da comunidade maior das Ciências Sociais – que ainda não comporta a alta demanda (reprimida) por formação continuada advinda da docência no ensino médio. Portanto, são em eventos das ciências sociais que os professores do ensino médio casam o interesse do pesquisador e do campo das ciências sociais com o interesse da educação e dos professores da educação básica.pt_BR
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