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Tipo: Dissertação
Título: A Festa da carnaúba como ação educativa no ensino de ciências e biologia na escola indígena Tapeba do trilho
Título em inglês: The Carnauba Feast as an educational action in science and biology teaching at the indigenous school Tapeba do trilho
Autor(es): Alencar, Milene Antunes de
Orientador: Feitosa, Raphael Alves
Palavras-chave: Educação ambiental crítica;Educação indígena;Interculturalidade
Data do documento: Ago-2019
Citação: ALENCAR, Milene Antunes de. A Festa da carnaúba como ação educativa no ensino de ciências e biologia na escola indígena Tapeba do trilho. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como as questões socioambientais vivenciadas por uma comunidade indígena estão inseridas no ensino de Ciências e Biologia, possibilitando a sistematização de ações educativas que proporcionem aos professores e estudantes estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem, por meio da dialogicidade da Educação Ambiental crítica. A perspectiva central desse trabalho é valorizar o currículo dentro de suas especificidades, a interculturalidade e a vivência do território, da cultura e da ciência, a partir da análise e da investigação dos trabalhos realizados pela Escola Indígena Tapeba do Trilho para a XVIII Feira Cultural Tapeba e XIX Festa da Carnaúba. Os fundamentos teóricos aqui abordados entrelaçam Educação Ambiental crítica, Educação Escolar Indígena e Interculturalidade. A partir de uma metodologia de trabalho pautada no uso de narrativas, os dados foram coletados a partir de vivências junto à comunidade (inventariados em um Diário de Campo), realização de entrevistas, o que possibilitou uma escuta sensível de professores e lideranças, e da construção de mapas falantes com os estudantes. A metodologia trilhada permitiu a construção em coautoria de um Produto Educacional (PE) fruto dos saberes e das experiências da Escola Indígena Tapeba do Trilho, considerando o contexto socioambiental e cultural em que a escola está inserida. Foi observado que as questões sociais da comunidade se misturam com as questões do território. A Biologia se faz presente não só na flora e na fauna Tapeba, mas também nas histórias das retomadas de terra para moradia e subsistência, na utilização de vestes tradicionais e do artesanato confeccionados com sementes, penas e conchas, nas pinturas corporais, nas ervas medicinais e nas frutas de estação. Para além das questões “naturais”, a espiritualidade, a circularidade e o envolvimento da comunidade são observados nos cânticos indígenas e na dança do Toré, entrelaçando elementos da cultura, da natureza e do território. Neste sentido, o Produto Educacional buscou proporcionar um material didático diferenciado que estabeleça um vínculo entre sabedoria popular, cultura, identidade e investigação científica, a partir da realização de atividades diferenciadas. O Produto Educacional fruto desta pesquisa foi disponibilizado por meio do site intitulado “A Biologia Indígena – A Festa da Carnaúba como Ferramenta para a Investigação Científica”, composto por atividades de campo e projetos participativos, de forma a valorizar o território e a cultura Tapeba por meio da investigação científica e da educação ambiental crítica.
Abstract: This research sought understand how the socioenvironmental issues experienced by an indigenous community are inserted in the teaching of Science and Biology, enabling the systematization of educational actions and differentiated strategies of teaching and learning for teachers and students by means Critical Environmental Education. The central perspective of this work is to value the curriculum within its specificities, interculturality and the territory's experience, culture and science, based on analysis and investigation of the works carried out by the Tapeba do Trilho Indigenous School from XVIII Cultural Tapeba Fair and XIX Festival of Carnaúba. The theoretical foundations discussed here intertwine Critical Environmental Education, Indigenous School Education and Interculturality. From a work methodology based in narratives, the data were collected from experiences with the community (inventoried in a Field Journal), interviewing, which enabled a sensitive list of teachers and leaders, and construction of talking maps with students. The threshed methodology allowed the co-authoring of an Educational Product (PE), fruit of the knowledge and experiences of the Tapeba do Trilho Indigenous School, considering the socioenvironmental and cultural context in which the school is inserted. It was observed that the social issues of the community mingle with the issues of the territory. Biology is present not only in Tapeba’s flora and fauna, but also in the stories of land repossessions for housing and subsistence, in the use of traditional robes and handicrafts made with seeds, feathers and shells, in body paintings, in medicinal herbs and seasonal fruits. In addition to the "natural" issues, spirituality, circularity and community involvement are observed at indigenous songs and Toré dance, intertwining elements of culture, nature and territory. In this sense, the Educational Product sought to provide a differentiated teaching material that establishes a link between popular wisdom, culture, identity and scientific research, from the performance of differentiated activities. The Educational Product resulting from this research was made available through the website entitled "The Indigenous Biology - The Carnaúba Festival as a Tool for Scientific Research", composed of field activities and participative projects, in order to value the territory and the culture Tapeba by through scientific research and critical environmental education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47502
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