Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47431
Tipo: TCC
Título : Histórias de leitura: conhecendo a si mesmo, ao outro e ao mundo através da leitura - Uma análise das historias de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Autor : Silva, Cícera Daniele da
Tutor: Carvalho, Ana Maria Sá de
Palabras clave : Fortaleza (CE) - História;Fortaleza (CE) - Usos e costumes;Identidade Social - Fortaleza (CE);Controle Social - História;Controle Social - Fortaleza (CE)
Fecha de publicación : 2007
Citación : SILVA, Cícera Daniele da. Histórias de leitura: conhecendo a si mesmo, ao outro e ao mundo através da leitura - Uma análise das historias de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. 2007. 52f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2007.
Resumen en portugués brasileño: Considera o processo da leitura fundamental para a qualidade do ensino/aprendizagem e para o desenvolvimento do indivíduo. Analisa as histórias de leitura dos alunos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Aborda o Sócio-Interacionismo de Vygotsky e o Dialogismo de Bakhtin como aportes teóricos para se trabalhar o ensino e a prática da leitura na escola e em família. Relata uma breve história da leitura, mostrando como as modificações dos suportes influíram na maneira de ler. Enfatiza o ensinada gramática e do saber do professor via livro didático como práticas predominantes no trajeto escola- universidade. Aponta alguns fatores que colaboram na prática errônea de atividades de leitura, bem como destaca ações que podem ser desenvolvidas em direção a prática da leitura significativa. Finaliza enfatizando a leitura como um dos caminhos para o desenvolvimento do homem através do compartilhamento de saberes e experiências com o próximo.
Abstract: Analyzes histories of reading of the library science studentes of Federal Universiy of Ceara, considering fundamental the reading process for the teaching/learning quality and for the individual development. Approachs the sócio-interacionismo of Vygotsky and the dialogismo of Bakhtin as theoretical notes for work the teahing and learning of reading, in the school and in the family. Relates a short history of reading, showing as support modify influences on the reading ways. Stress the grammar teaching and the the teacher know and the textbook predominant practice on the route school-university. Points some factors that c ollaborates in the erroneous practice reading activities, as well point action can be developed to go toward the significant reading practice. Finishes stressing the reading as a way for development man through compartment of experiences and knowledges with another.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47431
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_tcc_cdsilva.pdf33,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.