Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47431
Tipo: TCC
Título: Histórias de leitura: conhecendo a si mesmo, ao outro e ao mundo através da leitura - Uma análise das historias de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Silva, Cícera Daniele da
Orientador: Carvalho, Ana Maria Sá de
Palavras-chave: Fortaleza (CE) - História;Fortaleza (CE) - Usos e costumes;Identidade Social - Fortaleza (CE);Controle Social - História;Controle Social - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Cícera Daniele da. Histórias de leitura: conhecendo a si mesmo, ao outro e ao mundo através da leitura - Uma análise das historias de leitura dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. 2007. 52f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: Considera o processo da leitura fundamental para a qualidade do ensino/aprendizagem e para o desenvolvimento do indivíduo. Analisa as histórias de leitura dos alunos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Aborda o Sócio-Interacionismo de Vygotsky e o Dialogismo de Bakhtin como aportes teóricos para se trabalhar o ensino e a prática da leitura na escola e em família. Relata uma breve história da leitura, mostrando como as modificações dos suportes influíram na maneira de ler. Enfatiza o ensinada gramática e do saber do professor via livro didático como práticas predominantes no trajeto escola- universidade. Aponta alguns fatores que colaboram na prática errônea de atividades de leitura, bem como destaca ações que podem ser desenvolvidas em direção a prática da leitura significativa. Finaliza enfatizando a leitura como um dos caminhos para o desenvolvimento do homem através do compartilhamento de saberes e experiências com o próximo.
Abstract: Analyzes histories of reading of the library science studentes of Federal Universiy of Ceara, considering fundamental the reading process for the teaching/learning quality and for the individual development. Approachs the sócio-interacionismo of Vygotsky and the dialogismo of Bakhtin as theoretical notes for work the teahing and learning of reading, in the school and in the family. Relates a short history of reading, showing as support modify influences on the reading ways. Stress the grammar teaching and the the teacher know and the textbook predominant practice on the route school-university. Points some factors that c ollaborates in the erroneous practice reading activities, as well point action can be developed to go toward the significant reading practice. Finishes stressing the reading as a way for development man through compartment of experiences and knowledges with another.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47431
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_cdsilva.pdf33,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.