Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47415
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Construindo conceitos geométricos com o amparo da Sequência Fedathi |
Authors: | Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
Keywords: | Sequência Fedathi;Geograbra;Matemática - Ensino |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. Construindo conceitos geométricos com o amparo da Sequência Fedathi. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 89-95. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da Matemática mais significativo, desafiando os alunos a assumirem uma postura mais ativa diante da construção dos conceitos geométricos. Pois verificamos uma dificuldade por parte dos alunos na assimilação e aplicação de alguns conceitos, ocasionando futuramente um rendimento insatisfatório na Geometria. Descreveremos situações de aprendizagem as quais foram vivenciadas à luz da Sequência Fedathi, utilizando como ferramenta didática o Software Geogebra. Essa proposta pedagógica foi trabalhada com uma turma de alunos do 5.0 ano do Ensino Fundamental, os quais realizaram as atividades numa sala de multimídia equipada com tablets, sob a mediação do professor. Aplicação da Sequência Fedathi durante o processo de ensino e aprendizagem contribuiu para fomentar o raciocínio matemático, a autonomia e a busca do saber matemático, possibilitando aos alunos a construção e o maior entendimento de alguns conceitos geométricos primitivos: ponto, reta, plano, posições relativas de retas e ângulos |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47415 |
ISSN: | 2359 1765 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_aprasantos2.pdf | 848,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.