Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47407
Type: Dissertação
Title: Uma investigação sobre a eficiência entre ensino público e privado no Estado do Ceará
Authors: Joca, Bruno Pereira
Advisor: Ferreira, Roberto Tatiwa
Keywords: Análise de eficiência;Cross-section;Ensino público e privado;Ceará
Issue Date: 2019
Citation: JOCA, Bruno Pereira. Uma investigação sobre a eficiência entre ensino público e privado no Estado do Ceará. 2019. 30f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O foco central da dissertação é investigar os principais determinantes nos testes de proficiência de português e matemática dos alunos da 5°e 9° ano do ensino fundamental no estado do Ceará em 2015. Para tanto, o exercício empírico empreendido consiste em estimar os parâmetros a partir da abordagem dos Mínimos Quadrados com estimadores de desvios padrões robustos à heterocedasticidade. Quanto aos fatores associados ao desempenho, destacam-se os fatores socioeconômicos e individuais dos alunos como o conjunto de variáveis com maior poder explicativo.
Abstract: The main focus of the dissertation is to investigate the main determinants in the Portuguese and mathematics proficiency tests of the 5th and 9th grade students in the state of Ceará in 2015. Therefore, the empirical exercise undertaken is to estimate the parameters to be used. from the Least Squares approach with robust standard deviation estimators to heteroscedasticity. Regarding factors associated with performance, the socioeconomic and individual factors of students stand out as the set of variables with the highest explanatory power.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47407
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_bpjoca.pdf721,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.