Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47399
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O educando surdo: uma discussão para além da língua(gem)
Autor(es): Souza, Margarida Maria Pimentel de
Palavras-chave: Deficiências da Audição;Surdos - Meios de comunicação;Linguagem de Sinais;Linguagem e Educação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora Mercado de Letras
Citação: SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. O educando surdo: uma discussão para além da língua(gem). In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 125-148.
Resumo: Quem é esse, em minha sala que, embora brasileiro, age e se exprime diferentemente da maioria das pessoas? Será que me fiz entender? O que ele(a) pensa? O que ele(a) quer dizer com suas mãos e corpo? O que querem dizer esses sons que se esforça para emitir? Por outro lado: O que quer dizer essa boca em constante movimento? O que ele(a) quer dizer apontando para essas letras, para esses desenhos, para esses objetos? O que são essas palavras? O que e como devo responder? Estas e outras indagações devem surgir na cabeça de pessoas que se encontram diariamente, mas que podem permanecer estranhos, um ao outro, por meses ou anos a fio: professores ouvintes e educandos surdos. Tais questões encontram seu leito no universo da linguagem, visto que, como um ser social, o ser humano se constitui e se desenvolve na e pela lingua(gem), que tem, como via fundamental de desenvolvimento, as interações. A ausência destas ocasiona obstáculos muitas vezes intransponíveis e lacunas consideráveis, se o isolamento permanece.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47399
ISBN: 978-85-7591-562-2
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_mmpsouza.pdf12,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.