Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47395
Tipo: TCC
Título: Webcomic educativa: o uso do quadrinho digital como ferramenta de ensino
Título em inglês: Educational Webcomic: the use of digital comics as a teaching tool.
Autor(es): Costa, Gerlan Lopes da
Coorientador: Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Palavras-chave: Webcomic;Material didático;Tecnologias pedagógicas
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, Gerlan Lopes da. Webcomic educativa: o uso do quadrinho digital como ferramenta de ensino. 2018. 81 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo explorar o uso de histórias em quadrinhos digitais (webcomic), como um material didático em sala de aula, através da proposição de uma sistemática que guia a escolha do material a ser trabalhado, sua utilização e avaliação, baseada em critérios ergonômicos, pedagógicos e comunicacionais. É utilizada uma abordagem exploratória para verificar como o educador deve se posicionar para oferecer uma oportunidade educacional apoiada por uma webcomic. Para isso, a sistemática proposta foi aplicada em um experimento em quatro turmas do 5º ano ensino fundamental, com a webcomic “Atravessando a Rua”, de Liandro Roger, em uma atividade, visando trabalhar conceitos relacionados à educação e cidadania no trânsito. A pesquisa mostrou a viabilidade de trabalhar com webcomics em sala de aula, mas constatou também os desafios a serem vencidos para que essa seja uma alternativa didática aceita pela sociedade em geral.
Abstract: This work aims to explore the use of digital comics (webcomics) as a teaching material in the classroom, by proposing a system that guides the choice of material to be worked, its use and evaluation, based on ergonomic, pedagogical and communicational criteria. An exploratory approach is used to verify how the educator should act to offer a webcomic-supported educational opportunity. To that end, the proposed methodology was applied in an experiment in four classes in a 5th grade elementary school group, with the webcomic "Atravessando a rua", by Liandro Roger, in an activity, aiming to work concepts related to education and citizenship in traffic. The research showed the feasibility of working with webcomics in the classroom, but also identified which challenges to overcome so that it can be considered a didactic alternative accepted by society in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47395
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_gldcosta.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.