Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388
Type: Artigo de Evento
Title: A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática
Authors: Maia, Beatriz Maria Pereira
Tavares, Karoliny Lima
Costa, Ana Carolina Pereira
Keywords: Quadrinhos;Matemática;Ensino
Issue Date: 2014
Citation: MAIA, Beatriz Maria Pereira; TAVARES, Karoliny Lima; COSTA, Ana Carolina Pereira. A produção de quadrinhos para o ensino de matemática: da teoria a prática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 32-36 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Abstract in Brazilian Portuguese: Atualmente pesquisas direcionadas ao ensino de Matemática estão concentradas em propor métodos que minimizem a defasagem de aprendizagem do aluno. Os quadrinhos é uma possibilidade para essa diminuição e inserção de conteúdos matemáticos. Essa pesquisa tem o intuito de, a partir da confecção de quadrinhos, possibilitar o estudo de conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental. Assim, realizamos um estudo de fundamentação teórica sobre o uso de quadrinhos no Ensino de Matemática para, em seguida, planejamos e aplicamos um curso propondo a confecção de quadrinhos em diferentes conteúdo. No decorrer da pesquisa, observamos que alguns participantes não visualizaram a relação quadrinho/Matemática, apontando a escolha do curso condicionada a curiosidade dessa descoberta. Dentre as dificuldades, o manuseio da régua, do compasso e de propriedades do desenho geométrico, assim como a construções dos personagens. Desse modo, os quadrinhos podem ser uma das ferramentas pedagógicas que o professor pode utilizar na construção de conceitos matemáticos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47388
ISSN: 2359 1765
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_bmpmaia.pdf489,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.