Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384
Tipo: Artigo de Evento
Título : Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND)
Autor : Matos, Fernanda Cíntia Costa
Aguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa
Palabras clave : Professores-formação;Sistema de Numeração Decimal;Ensino
Fecha de publicación : 2014
Citación : MATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384
ISSN : 2359 1795
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_fccmatos.pdf908,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.