Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Fernanda Cíntia Costa | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T14:07:31Z | - |
dc.date.available | 2019-11-04T14:07:31Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359 1795 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professores-formação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Numeração Decimal | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_fccmatos.pdf | 908,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.