Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Fernanda Cíntia Costa-
dc.contributor.authorAguiar, Maria Aurenisa Pereira de Sousa-
dc.date.accessioned2019-11-04T14:07:31Z-
dc.date.available2019-11-04T14:07:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMATOS, Fernanda Cíntia Costa; AGUIAR, Maria Aurenisa Pereira de Sousa. Proposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND). In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 12-18 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.pt_BR
dc.identifier.issn2359 1795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47384-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfessores-formaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Numeração Decimalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleProposta pedagógica do Caderno Três do PNAIC: análise da prática a partir do Sistema de Numeração Decimal (SND)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo teve como objetivo analisar como a prática sobre SND, proposta no caderno três do PNAIC e como este contribuiu de forma significativa para a formação continuada de professores, sabendo, portanto que o Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) propõe viabilizar a formação de professores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com enfoque na alfabetização matemática do 1º ao 3º anos. A metodologia consistiu em observações e análises da oficina sobre Sistema de Numeração Decimal (SND) realizada na turma I do Pólo de Juazeiro do Norte-Ceará, pela equipe de duas professoras formadoras do PNAIC, como também a análise do parecer do rendimento da oficina na visão dos professores, através de questionário respondido pelos mesmos. Consideramos com esse estudo que a formação continuada em matemática especificamente em SND, foi significativa para a atuação profissional dos educadores, haja vista, que as práticas pedagógicas atuais proporcionaram um novo olhar sobre o ensino da matemática, especialmente por ter sido trabalhado através de situações lúdicas que utilizam materiais concretos para melhor aplicação desses conhecimentos na prática em sala de aula, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fccmatos.pdf908,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.