Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ehunirce Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Elenilce Gomes de-
dc.date.accessioned2019-10-31T17:29:52Z-
dc.date.available2019-10-31T17:29:52Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSILVA, Ehunirce Gomes de Oliveira; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. A escola pública na mira da economia-política liberal-neoliberal. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 237-246.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-234-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47331-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectLiberalismopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectSmith, Adam, 1723-1790. A Riqueza das Nações (Economia - 1776)pt_BR
dc.subjectFriedman, Milton, 1912-2006. Capitalismo e Liberdade (Economia - 1962)pt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleA escola pública na mira da economia-política liberal-neoliberalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente artigo, apontamos a maneira de as escolas públicas, particularmente, os professores que nelas atuam, tornaram-se alvo de dois expoentes da corrente político- econômica liberal-neoliberal. As análises sobre o pensamento de Adam Smith relativo à educação, geralmente, se prendem ao objetivo anunciado pelo autor no volume 5 do livro A Riqueza das Nações, ou seja, identificar quem deve arcar com os custos da educação, ao passo que as abordagens sobre a exposição de Milton Frledman convergem para a apresentação da sua proposta de cupons, que consiste na distribuição de cupons, por parte do governo, aos pais que não pudessem utilizá-los em escolas privadas (e até públicas!) a fim de pagar a educação dos filhos. Não pretendemos apresentar minuciosamente as propostas desses autores, pois os nossos esforços foram dirigidos no sentido de evidenciar a competição e a produtividade como categorias basilares da abordagem de Adam Smith e Milton Friedman sobre a escola pública .pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_egosilvaegoliveira.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.