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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Ehunirce Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elenilce Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T17:29:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T17:29:52Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ehunirce Gomes de Oliveira; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. A escola pública na mira da economia-política liberal-neoliberal. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 237-246. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-234-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47331 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Liberalismo | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Smith, Adam, 1723-1790. A Riqueza das Nações (Economia - 1776) | pt_BR |
dc.subject | Friedman, Milton, 1912-2006. Capitalismo e Liberdade (Economia - 1962) | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | A escola pública na mira da economia-política liberal-neoliberal | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No presente artigo, apontamos a maneira de as escolas públicas, particularmente, os professores que nelas atuam, tornaram-se alvo de dois expoentes da corrente político- econômica liberal-neoliberal. As análises sobre o pensamento de Adam Smith relativo à educação, geralmente, se prendem ao objetivo anunciado pelo autor no volume 5 do livro A Riqueza das Nações, ou seja, identificar quem deve arcar com os custos da educação, ao passo que as abordagens sobre a exposição de Milton Frledman convergem para a apresentação da sua proposta de cupons, que consiste na distribuição de cupons, por parte do governo, aos pais que não pudessem utilizá-los em escolas privadas (e até públicas!) a fim de pagar a educação dos filhos. Não pretendemos apresentar minuciosamente as propostas desses autores, pois os nossos esforços foram dirigidos no sentido de evidenciar a competição e a produtividade como categorias basilares da abordagem de Adam Smith e Milton Friedman sobre a escola pública . | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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