Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Márcia Gardênia Lustosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T18:24:15Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T18:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Márcia Gardênia Lustosa. A educação na sociabilidade do capital: limites e (im)possibilidades para a classe trabalhadora. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 135-149. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-234-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47271 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Gramsci, Antonio, 1891-1937 | pt_BR |
dc.subject | Capitalismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Classe trabalhadora | pt_BR |
dc.title | A educação na sociabilidade do capital: limites e (im)possibilidades para a classe trabalhadora | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente capítulo objetiva refletir sobre a educação destinada à classe trabalhadora e as implicações desse modelo de escola para o desenvolvimento pleno da capacidade intelectual desse segmento, em face da condição de explorados e de dominados na sociedade capitalista. Assim, busca, em um debate com a perspectiva gramsciana, mostrar os limites que os trabalhadores encontram no exercício do "direito" à educação em uma sociedade na qual predominam os interesses dos que detêm o poder econômico e a decisão política.[...]Desse modo, considerando as condições objetivas de existência da classe trabalhadora e de sua histórica "luta" pela sobrevivência em uma sociedade assentada em patamares desiguais, como pensar o desafio do exercicio do direito à educação para os trabalhadores, uma vez que estes vivenciam dificuldades diversas, que dentre outros aspectos se expressam inclusive na impossibilidade de frequentar a escola formal? Portanto, como pensar a viabilização da educação quando não se tem direito nem mesmo ao mínimo necessário à sobrevivência?[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_mglpires.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.