Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47250
Tipo: Artigo de Evento
Título : Artes, decolonialidade e interculturalidade crítica a favor de modos outros de experiência com a educação escolarizada.
Autor : Daltro, Emyle Pompeu de Barros
Barros, João Paulo
Palabras clave : Estágio;Experiência;Crítica
Fecha de publicación : 2015
Editorial : FAEB-IFCE
Citación : DALTRO, Emyle Pompeu de Barros; BARROS, João Paulo. Artes, decolonialidade e interculturalidade crítica a favor de modos “outros” de experiência com a educação escolarizada. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 3., 5-9 nov. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): FAEB-IFCE, 2015. p. 2680-2692. Tema: Políticas Públicas e Ensino das Artes:formação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Resumen en portugués brasileño: O presente texto é produto das vivências de estágio do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará - UFC (Estágio: aproximações), no primeiro semestre de 2015, sendo tecido por um discente e uma docente desse componente curricular. Nele, abordamos aspectos da atuação efetivada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Fortaleza, no período de abril a junho de 2015, enfatizando a observação da dinâmica da escola, em especial da disciplina de Artes. Discutimos aqui, a partir destas vivências de estágio, a noção de experiência em arte confrontando-a com a cultura escolar moderna, e nos aproximamos de conceitos tais como o de interculturalidade crítica e decolonialidade para pensar o papel das artes, com seus modos peculiares de constituir mundos, na configuração de estratégias de agregação, de invenção/problematização e de composição de realidades “outras”
Abstract: This article is the result of experiences in the discipline of traineeship of the Graduation in Dance of Federal University of Ceará (Traineeship: aproximations), in the first semester of 2015, being woven by a student and a teacher of this curricular component. In it, we discuss aspects of the operations carried out in a public school of elementary and high school in the city of Fortaleza, in the period April to June 2015, with emphasis on observation of school dynamics, especially in the discipline of Arts.We discuss here, with these training experiences, the notion of experience in art confronting it with the modern school culture, and we approach concepts as intercultural criticism and decoloniality to think about the role of arts, with their peculiar ways to make worlds, to configure strategies of aggregation, invention/questioning and composition of realities "other".
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47250
ISSN : 2358-7423 (Impresso)
2525-880X (Online)
Aparece en las colecciones: ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_epbdaltro.pdf732,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.