Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47250
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Artes, decolonialidade e interculturalidade crítica a favor de modos outros de experiência com a educação escolarizada. |
Authors: | Daltro, Emyle Pompeu de Barros Barros, João Paulo |
Keywords: | Estágio;Experiência;Crítica |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | FAEB-IFCE |
Citation: | DALTRO, Emyle Pompeu de Barros; BARROS, João Paulo. Artes, decolonialidade e interculturalidade crítica a favor de modos “outros” de experiência com a educação escolarizada. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 25.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 3., 5-9 nov. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): FAEB-IFCE, 2015. p. 2680-2692. Tema: Políticas Públicas e Ensino das Artes:formação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente texto é produto das vivências de estágio do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará - UFC (Estágio: aproximações), no primeiro semestre de 2015, sendo tecido por um discente e uma docente desse componente curricular. Nele, abordamos aspectos da atuação efetivada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Fortaleza, no período de abril a junho de 2015, enfatizando a observação da dinâmica da escola, em especial da disciplina de Artes. Discutimos aqui, a partir destas vivências de estágio, a noção de experiência em arte confrontando-a com a cultura escolar moderna, e nos aproximamos de conceitos tais como o de interculturalidade crítica e decolonialidade para pensar o papel das artes, com seus modos peculiares de constituir mundos, na configuração de estratégias de agregação, de invenção/problematização e de composição de realidades “outras” |
Abstract: | This article is the result of experiences in the discipline of traineeship of the Graduation in Dance of Federal University of Ceará (Traineeship: aproximations), in the first semester of 2015, being woven by a student and a teacher of this curricular component. In it, we discuss aspects of the operations carried out in a public school of elementary and high school in the city of Fortaleza, in the period April to June 2015, with emphasis on observation of school dynamics, especially in the discipline of Arts.We discuss here, with these training experiences, the notion of experience in art confronting it with the modern school culture, and we approach concepts as intercultural criticism and decoloniality to think about the role of arts, with their peculiar ways to make worlds, to configure strategies of aggregation, invention/questioning and composition of realities "other". |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47250 |
ISSN: | 2358-7423 (Impresso) 2525-880X (Online) |
Appears in Collections: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_epbdaltro.pdf | 732,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.