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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro
Título en inglés: Health education and the nursing practice to the premature newborn
Autor : Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Lélis, Ana Luíza Paula de Aguiar
Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão
Palabras clave : Neonatologia;Prematuro;Educação em Saúde
Fecha de publicación : 2009
Editorial : Revista RENE
Citación : MACHADO, M. F. A. S. ; LÉLIS, A. L. P. A. ; CARDOSO, M. V. L. M. L. Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro. Rev. Rene, Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 60-69, out./dez. 2009.
Resumen en portugués brasileño: Pesquisa descritivo-exploratória de natureza qualitativa que objetivou analisar as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros, direcionadas para o cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro durante o período de internação na unidade neonatal de um hospital de referência em serviço de neonatologia, Fortaleza-Ceará-Brasil, de maio 2007 a março 2008. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram oito enfermeiras que atuam em unidades neonatais e 14 mães de recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais do referido hospital. O estudo revelou que a falta de sistematização nas ações educativas realizadas pelas enfermeiras interferiu de maneira negativa na compreensão das mães referente ao cuidado do recém-nascido no domicílio após a alta hospitalar.
Abstract: It is a descriptive-exploratory and qualitative research that aimed at analyzing the educational practices performed by the nurses, addressed to home care to premature newborns during hospitalization period in the neonatal unit of a reference hospital in Neonatology service, in Fortaleza-Ceará-Brazil, from May 2007 to March 2008. The data collection was carried out through semi-structured interview. The subjects were eight nurses that work in neonatal units and 14 mothers of premature newborns who were hospitalized in the Neonatal Units of the same hospital. The study revealed that the lack of systemization in the educational actions accomplished by the nurses interfered negatively in the mothers’ understanding regarding home care of the newborn after hospital discharge.
Resumen en español: Investigación descriptiva y exploratoria, de naturaleza cualitativa que objetivó analizar las prácticas educativas realizadas por los enfermeros, con énfasis en la atención a domiciliaria al recién nacido prematuro durante el período de internación en la unidad neonatal de un hospital de prestigio en el servicio de neonatología, Fortaleza-Ceará-Brasil, de mayo/2007 a marzo/2008. Los datos se recogieron a través de la entrevista estructurada en parte. Los sujetos de investigación fueron ocho enfermeras que actúan en unidades neonatales y 14 madres de recién nacidos prematuros internados en las unidades neonatales del hospital referido. El estudio reveló que la falta de sistematización en las acciones educativas realizadas por las enfermeras interfirió de manera negativa en la apreciación de las madres con respecto al cuidado del recién nacido en el domicilio después que les dieron de alta en el hospital.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4722
ISSN : 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

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