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dc.contributor.authorMachado, Maria de Fátima Antero Sousa-
dc.contributor.authorLélis, Ana Luíza Paula de Aguiar-
dc.contributor.authorCardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão-
dc.date.accessioned2013-03-20T15:44:18Z-
dc.date.available2013-03-20T15:44:18Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMACHADO, M. F. A. S. ; LÉLIS, A. L. P. A. ; CARDOSO, M. V. L. M. L. Educação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuro. Rev. Rene, Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 60-69, out./dez. 2009.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4722-
dc.description.abstractIt is a descriptive-exploratory and qualitative research that aimed at analyzing the educational practices performed by the nurses, addressed to home care to premature newborns during hospitalization period in the neonatal unit of a reference hospital in Neonatology service, in Fortaleza-Ceará-Brazil, from May 2007 to March 2008. The data collection was carried out through semi-structured interview. The subjects were eight nurses that work in neonatal units and 14 mothers of premature newborns who were hospitalized in the Neonatal Units of the same hospital. The study revealed that the lack of systemization in the educational actions accomplished by the nurses interfered negatively in the mothers’ understanding regarding home care of the newborn after hospital discharge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectNeonatologiapt_BR
dc.subjectPrematuropt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde e a prática de enfermagem ao recém-nascido prematuropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisa descritivo-exploratória de natureza qualitativa que objetivou analisar as práticas educativas realizadas pelos enfermeiros, direcionadas para o cuidado domiciliar ao recém-nascido prematuro durante o período de internação na unidade neonatal de um hospital de referência em serviço de neonatologia, Fortaleza-Ceará-Brasil, de maio 2007 a março 2008. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada. Os sujeitos foram oito enfermeiras que atuam em unidades neonatais e 14 mães de recém-nascidos prematuros internados nas unidades neonatais do referido hospital. O estudo revelou que a falta de sistematização nas ações educativas realizadas pelas enfermeiras interferiu de maneira negativa na compreensão das mães referente ao cuidado do recém-nascido no domicílio após a alta hospitalar.pt_BR
dc.description.abstract-esInvestigación descriptiva y exploratoria, de naturaleza cualitativa que objetivó analizar las prácticas educativas realizadas por los enfermeros, con énfasis en la atención a domiciliaria al recién nacido prematuro durante el período de internación en la unidad neonatal de un hospital de prestigio en el servicio de neonatología, Fortaleza-Ceará-Brasil, de mayo/2007 a marzo/2008. Los datos se recogieron a través de la entrevista estructurada en parte. Los sujetos de investigación fueron ocho enfermeras que actúan en unidades neonatales y 14 madres de recién nacidos prematuros internados en las unidades neonatales del hospital referido. El estudio reveló que la falta de sistematización en las acciones educativas realizadas por las enfermeras interfirió de manera negativa en la apreciación de las madres con respecto al cuidado del recién nacido en el domicilio después que les dieron de alta en el hospital.pt_BR
dc.title.enHealth education and the nursing practice to the premature newbornpt_BR
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