Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47193
Tipo: | TCC |
Título : | Diário da sexualidade. Sim, eu falo sobre isso! Um projeto de educação sexual na escola |
Autor : | Martins, Luana Vanessa Barbosa |
Tutor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palabras clave : | Educação sexual;Sexualidade;Sexo;Sexualismo |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | MARTINS, Luana Vanessa Barbosa. Diário da sexualidade. Sim, eu falo sobre isso! Um projeto de educação sexual na escola. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Em geral, a educação sexual nas escolas do Brasil é bastante deficiente, se restringindo, muitas vezes a aulas de anatomia e fisiologia básica na disciplina de ciências/biologia, pois, geralmente, os professores preferem não entrar em discussões polêmicas que podem causar constrangimento, problemas com a escola e com a família dos alunos. Pensando nos conflitos que rodeiam esse tema, foi realizada uma pesquisa diagnóstica com os alunos da EEFM Dona Maria Menezes de Serpa, situada na cidade de Fortaleza – CE, onde, a partir da análise desta, foi desenvolvido um projeto de educação sexual-intitulado: Diário da Sexualidade. Sim, eu falo sobre isso! Esse projeto contou com a participação de alunas do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, onde foram realizados encontros com temáticas variadas a respeito de sexo, sexualidade e sexualismo. Esse trabalho teve como objetivo relatar e analisar as ações do projeto, conscientizar a respeito de preconceitos sociais, prevenção de gravidez indesejável e doenças sexualmente transmissíveis, e principalmente possibilitar diálogos informativos e leves que, na maioria das vezes, os jovens não possuem nem mesmo com a própria família, sendo até influenciados pela mídia. Os encontros foram bastante satisfatórios, sempre abrindo espaço para o diálogo, dúvidas frequentes, e quebra de tabus. Pelo fato do projeto ter sido exclusivo para meninas houve uma certa liberdade nas discussões em grupo o que foi de grande importância para o seu sucesso. |
Abstract: | In general, sexualeducation in Brazil'sschools is very poor, being restricted, many times in the basic anatomy and physiology classes in the subject of Science / Biology, generally, teachers, prefer not to go into controversial discussions that may cause embarrassment , problems with school and family of the students.Thinking about the conflict surrounding this issue, a diagnostic survey was conducted with the students of the school EEFM Dona Maria Menezes de Serpa, located in the city of Fortaleza Ceará, where,the analysis of this research, we conducted a sexual-education project entitled: Dairy of sexuality. Then, this project involved the participation of students of the 8th grade of elementary school to the 1st year of high school, where meetings were held with several themes about sex, sexuality and sexualism.This paperaimed to describe and analyze the activities of the project, make them aware about social prejudices, prevention of undesirable pregnancy and sexually transmitted diseases, and especially enable them with informative dialogues that most often young people do not have them inside home, even with their own family. Thus, they arebeing influenced by the media.Finally, the meetings were very satisfactory, due tothey always gave the opportunity for dialogues,ask questions about sex and break down prejudices. Once the project was specifically for girls, there was a certainfreedom for discussions in groupwhichwasofgreatimportance for its success. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47193 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_lvbmartins.pdf | 633,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.