Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47144
Tipo: Dissertação
Título : A Inserção do Livro Eletrônico na Avaliação do Ensino Superior do SINAES: Educação, Mercado e Política Pública
Autor : Sousa, Luiz Carlos Silveira de
Tutor: Porto, Márcio de Souza
Palabras clave : Livro eletrônico;Avaliação da educação superior;SINAES
Fecha de publicación : 2019
Citación : Sousa Luiz Carlos Silveira de. A Inserção do Livro Eletrônico na Avaliação do Ensino Superior do SINAES: Educação, Mercado e Política Pública. 2019. 201f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo pretende realizar uma pesquisa avaliativa da política pública de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) direcionando seu olhar para a inclusão dos livros eletrônicos nos processos de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos. O objetivo geral é compreender as implicações da inserção do livro eletrônico na política pública de avaliação do SINAES examinando seu impacto no contexto acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Maracanaú. Esta instituição é o nosso universo de pesquisa e os sujeitos são os docentes com vínculo ao ensino superior e os discentes regularmente matriculados nessa modalidade. Buscamos de forma específica: analisar variáveis políticas, econômicas, sociais e culturais que levaram o Ministério da Educação (MEC) a decidir adotar os livros eletrônicos; identificar as contribuições que o livro eletrônico traz aos discentes em seu contexto acadêmico; verificar se o livro eletrônico traz melhorias para a melhoria da qualidade da educação na visão dos docentes; e entender como está se dando o uso dos livros eletrônicos pelos docentes e discentes. Adotamos o modelo de avaliação experiencial proposto por Lejano (2012) que integra as perspectivas quantitativas e qualitativas de análise como pressuposto para uma compreensão mais profunda das questões e busca não separar o texto do contexto da política pública. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e documental, com a qual construímos nosso referencial teórico, e a aplicação de questionários, de onde coletamos os dados de nossos sujeitos de pesquisa no intuito de embasar nossos questionamentos e discussões. Os resultados obtidos anunciaram que a adoção do livro eletrônico pelo MEC através da política pública de avaliação do ensino superior resultou de uma atitude do Estado que não levou em consideração os discentes e docentes que iriam utilizar na prática o recurso eletrônico em questão. As respostas desses sujeitos apontam uma subutilização desse material didático devido aos obstáculos e deficiências no uso desses livros superarem os benefícios. Daí, concluímos que a adoção do livro eletrônico no ensino superior perpassou por interesses bem mais mercadológicos e políticos do que primordialmente educacional.
Abstract: The present study intends to carry out an evaluative research of the public policy of evaluation of the National System of Evaluation of the Higher Education (SINAES) directing its look to the inclusion of the electronic books in the processes of authorization, recognition and renewal of the recognition of courses. The overall objective is to understand the implications of the insertion of the digital book in the public evaluation policy of SINAES. The research universe is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) campus Maracanaú and the research subjects are the teachers and students. Specifically we seek to: examine the impact of the eBook on the academic context; analyze the political, economic, social and cultural variables that led the Ministry of Education (MEC) to decide to adopt digital books; identify what contributions the e-book brings to students in their academic context; verify if the e-book brings improvements to improve the quality of education in the teachers view; and understand how teachers and students are using e-books. We adopted the experiential evaluation model proposed by Lejano (2012) that integrates the quantitative and qualitative perspectives of analysis as a presupposition for a deeper understanding of the issues and seeks not to separate the text from the context of public policy. The methodological procedures used were the bibliographic and documentary review, with which we built our theoretical framework, and the application of questionnaires, from which we collect data from our research subjects in order to base our questions and discussions. The results announced that the adoption of the electronic book by MEC through the public policy of higher education evaluation resulted from an attitude of the State that did not take into consideration the students and teachers who would use in practice the electronic resource in question. The answers of these subjects point to an underuse of this teaching material due to the obstacles and deficiencies in the use of these books to outweigh the benefits. Hence, we conclude that the adoption of e-books in higher education has gone through far more marketing and political interests than primarily educational ones.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47144
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_dis_lcssousa.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.