Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeitão, Ana Maria Pontes-
dc.contributor.authorXavier, Ana Cláudia de Araújo-
dc.contributor.authorChaves, Flávio Muniz-
dc.date.accessioned2019-10-22T17:26:25Z-
dc.date.available2019-10-22T17:26:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-444-1688-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora CRVpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Básicapt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação na sala de aulapt_BR
dc.titleA importância da avaliação escolar para a aprendizagempt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_ampleitaoacaxavier.pdf7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.