Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leitão, Ana Maria Pontes | - |
dc.contributor.author | Xavier, Ana Cláudia de Araújo | - |
dc.contributor.author | Chaves, Flávio Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T17:26:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T17:26:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Ana Maria Pontes; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; CHAVES, Flávio Muniz. A importância da avaliação escolar para a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 45-56. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1688-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46980 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora CRV | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação na sala de aula | pt_BR |
dc.title | A importância da avaliação escolar para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". A expectativa é ainda maior no que se refere ao desempenho escolar nas avaliações externas, que são realizadas á nível estadual, através do (SPAECE) Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e à nível federal através do (SAEB) Sistema Nacional de Educação Básica. Diante destas avaliações surgem alguns questionamentos: O resultado destas avaliações realizadas em sala de aula inclui ou exclui o estudante no que se refere à aprendizagem? Como utilizar os resultados das avaliações para mediar a aprendizagem? A presente pesquisa apresenta abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada em uma escola pública patrimonial, localizada no município de Caucaia, com estudantes do 2° ano do ensino fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização, nos conhecimentos de leitura e escrita, dada a importância destes conhecimentos para esta fase de escolarização. O objetivo da pesquisa foi de refletir sobre a contribuição da avaliação como auxilio para o professor no conhecimento da aprendizagem dos estudantes.[...] | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_ampleitaoacaxavier.pdf | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.