Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
Autor : | Lima, Bruna Pereira de Maia, Igor Gouveia Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
Palabras clave : | Alfabetização;Letramento;Escola |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UERN |
Citación : | LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Resumen en portugués brasileño: | Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952 |
ISBN : | 978-85-61693-24-4 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_bplima.pdf | 209,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.