Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social |
Authors: | Lima, Bruna Pereira de Maia, Igor Gouveia Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
Keywords: | Alfabetização;Letramento;Escola |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UERN |
Citation: | LIMA, Bruna Pereira de; MAIA, Igor Gouveia; MELO, Claudiana Maria Nogueira de. Alfabetizar na perspectiva do letramento: conceitos, escola e inclusão social. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Entender os conceitos de alfabetização e de letramento no Brasil em suas diferentes dimensões é o objetivo que levou a produção deste trabalho. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, uma interpretação do viés político e ideológico do alfabetizar na perspectiva do letramento, combater práticas de ensino que colaboram para o controle social e que estão enraizadas nos sistemas de ensino-aprendizagem. Nessa direção, consideramos necessária uma abordagem histórica para compreender de forma sistêmica como as práticas educativas na escola interferem na dinâmica social e vice-versa. Inferimos que as práticas escolares ainda estão distantes do cotidiano social mais amplo, como se a escola estivesse fora desse contexto, não considerando as singularidades sociais, econômicas, culturais. Um modelo de formação de massa que tem como objetivo a adaptação do sujeito ao modelo econômico vigente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46952 |
ISBN: | 978-85-61693-24-4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_bplima.pdf | 209,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.