Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46950
Type: Dissertação
Title: Avaliação de programas educacionais: estudo sobre variáveis de suporte psicossocial e material do Projeto Primeiro Passo
Authors: Nascimento, Sumara Frota do
Advisor: Lima, Marcos Antônio Martins
Keywords: Avaliação institucional;Avaliação de programas educacionais;Avaliação de projetos sociais
Issue Date: 2019
Citation: NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação de programas educacionais: estudo sobre variáveis de suporte psicossocial e material do Projeto Primeiro Passo. 2019. 112f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem por objetivo avaliar os impactos que o Projeto Primeiro Passo desenvolve para jovens aprendizes no município de Fortaleza/CE, através das variáveis materiais e psicossociais. Tem natureza exploratória assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, utilizando-se de um espaço metodológico quadripolar. O polo epistemológico ampara-se nos fundamentos de Pierre Bourdieu quanto à visão de uma epistemologia sociológica. O polo teórico, enquanto campo dos conceitos, traz a sistemática do objeto em estudo constituindo um quadro de referências e reflexões acerca da teoria proposta a partir de conceitos de Pierre Bourdieu como: habitus, campo e capitais, que são coerentes com a compreensão do contexto em que envolve avaliação de programas e projetos educacionais, assim como o destaque das variáveis de suporte material e psicossocial. O polo morfológico integra a seção dos modelos utilizados na proposta do trabalho, fundamentado na visão dos teóricos destacados e elencando a estruturação das teorias e a forma de aplicação dos modelos de avaliação, destacando o modelo IMPACT e o modelo MAIS. O polo técnico apresenta o detalhamento da coleta de dados, objetivando o confronto deste com a teoria, a partir dos métodos e técnicas necessárias para a investigação do objeto em estudo. A população foi constituída de 74 jovens que participam do Projeto Primeiro Passo, na modalidade de Jovem Aprendiz. Foram aplicados questionários (questões fechadas e abertas) correspondentes ao perfil dos respondentes, avaliação das variáveis de suporte material e psicossocial através de uma escala de avaliação de 20 (vinte) itens medido através da escala de Likert, e avaliação qualitativa das variáveis quanto ao projeto. Os dados resultantes no seu aspecto quantitativo foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 para Windows e no seu aspecto qualitativo com o auxílio do software Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software -CAQDAS (Altas.ti 8), versão 8.1, em português para Windows. Os resultados evidenciaram que as escalas obtidas apresentam índices psicométricos satisfatórios. Quanto às características dos dados qualitativos os resultados foram correspondentes à literatura específica. A pesquisa evidenciou que as variáveis encontradas tanto material como psicossocial influenciam no processo de aprendizado do jovem que participada do projeto. São necessárias melhorias no desenvolvimento dessas variáveis para um melhor desempenho das atividades do jovem aluno\estagiário contribuindo para uma melhor qualidade dos serviços oferecidos.
Abstract: This dissertation aims to evaluate the impacts that the First Step Project develops for young apprentices in Fortaleza / CE through material and psychosocial variables. Exploratory research based on qualitative and quantitative approaches, exploratory in nature, developed according to the proposal of Bruyne, Herman and Schouthete (1977), was a quadripolar methodological space. The epistemological pole rests on Pierre Bourdieu's epistemological foundations in the view of a sociological epistemology. The theoretical pole, as a field of concepts brings the systematics of the object under study constituting a frame of references and reflections about the theory proposed from Pierre Bourdieu's concepts as habitus, field and capital that are coherent with the understanding of the context in which it involves evaluation of educational programs and projects, as well as the highlighting of the material and psychosocial support variables. The morphological pole integrates the section of the models used in the work proposal, based on the view of theorists thus highlighted and listing the structuring of the theories and the form of application of the evaluation models, highlighting the IMPACT model and the MAIS model. The technical pole presents the details of data collection, aiming to compare it with the theory, from the methods and techniques necessary for the investigation of the object under study. The population consisted of 74 young people participating in the First Step Project as a Young Apprentice. Questionnaires (closed and open questions) were applied, corresponding to the respondents' profile, evaluation of the material and psychosocial support variables through a 20 (twenty) item evaluation scale measured by the likert scale, and qualitative evaluation of the variables regarding the project. . The resulting data in its quantitative aspect were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 20.0 for Windows and its qualitative aspect with the aid of Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software -CAQDAS (Altas.ti 8 ), version 8.1 in Portuguese for Windows. The results showed that the obtained scales present satisfactory psychometric indices. Regarding the characteristics of the qualitative data, the results corresponded to the specific literature. The research showed that the variables found both material and psychosocial influence the learning process of young people who participated in the project. Improvements in the development of these variables are needed for better performance of young student / intern activities contributing to a better quality of the services offered.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46950
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_sfdonascimento.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.