Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
Tipo: Artigo de Evento
Título : Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
Autor : Monteiro, Biatriz de Souza
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Lima, Marcos Antônio Martins
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem;Docente;Discente
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UERN
Citación : MONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
ISSN : 978-85-61693-24-4
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_bsmonteiro.pdf611,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.