Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia |
Authors: | Monteiro, Biatriz de Souza Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Lima, Marcos Antônio Martins |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Docente;Discente |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UERN |
Citation: | MONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936 |
ISSN: | 978-85-61693-24-4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_bsmonteiro.pdf | 611,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.