Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46935
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Poesia para jovens leitores |
Autor : | Alves, José Hélder Pinheiro |
Palabras clave : | Literatura;Poesia;Adolescência;Ambiente escolar |
Fecha de publicación : | 2000 |
Editorial : | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citación : | ALVES, José Hélder Pinheiro. Poesia para jovens leitores. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. |
Resumen en portugués brasileño: | Nosso objetivo é apontar perspectivas de abordagem do poema para leitores jovens, sobretudo no âmbito da sala de aula. Chamamos a atenção para o risco que corremos de trabalhar com obras que não apresentam qualidade estética que garantam uma formação sensível do jovem leitor. O caminho que nos parece mais promissor, embora mais difícil, devido à pouca prática de leitura de poemas dos professores, é o da busca, na obra de nossos grandes poetas, de poemas que respondam ao horizonte de expectativa do leitor jovem. |
Abstract: | Our aim in this paper is to point out perspectives of approaching the poem to young readers, above all in the classroom. We focus on the teacher’s problem of dealing with some works that do not have aesthetic quality because they do not warrant a sensitive formation of the young readers. The way that seems better, although more difficult, because of the little practice of teachers in reading poems, is to search, in the work of our greatest poets, poems that are related to the expectancy of the young readers. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46935 |
ISSN : | 1517-7874 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_art_jhpalves.pdf | 135,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.