Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Brincar de aprender!
Autor(es): Mathias, Francisco Glaydson Nunes
Palavras-chave: Projeto Alfabetizar(se);Alfabetização de adultos;Ambiente de sala de aula
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MATHIAS, Francisco Glaydson Nunes. Brincar de aprender! In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-114.
Resumo: Falar da experiência de formar e trabalhar com uma turma de adultos "analfabetos" ou semi-analfabetos é tarefa que sempre requer muita reflexão. Primeiro, pelo grande e valoroso número de experiências vividas em sala: delas, quais escolher para relatar, se cada uma parece carregar um valor em si? E carrega. E ainda, priorizar o trabalho didático-pedagógico, nos centrando em nossa própria atuação como professores e na dos alunos como pessoas construindo um saber, ou focalizar os aspectos mais humanos e gerais do processo, deixando que as vozes, tantas vezes oprimidas, dos nossos alunos nos ensinem, uma vez mais, justamente o que é ser humano? Esse breve relato tem por objetivo condensar a vivéncia de um grupo que se reuniu desde o início de março de 2004, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, numa área de acentuada pobreza. Os trabalhos com os alunos aconteceram até a primeira semana de agosto do mesmo ano, quando o grupo foi encerrado e os alunos remanejados para a rede de ensino público. O grupo, como se sabe, fez parte do programa Alfabetizar(se) e se formou a partir de visita dos coordenadores do projeto ao lAPS, órgão não governamental que atua na localidade e que presta IAPS, fui escalado pela equipe de coordenadores para assumir a turma.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
ISBN: 978-85-7282-247-3
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_fgnmathias.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.