Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mathias, Francisco Glaydson Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T14:31:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T14:31:37Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | MATHIAS, Francisco Glaydson Nunes. Brincar de aprender! In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 105-114. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-247-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46874 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Projeto Alfabetizar(se) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.title | Brincar de aprender! | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Falar da experiência de formar e trabalhar com uma turma de adultos "analfabetos" ou semi-analfabetos é tarefa que sempre requer muita reflexão. Primeiro, pelo grande e valoroso número de experiências vividas em sala: delas, quais escolher para relatar, se cada uma parece carregar um valor em si? E carrega. E ainda, priorizar o trabalho didático-pedagógico, nos centrando em nossa própria atuação como professores e na dos alunos como pessoas construindo um saber, ou focalizar os aspectos mais humanos e gerais do processo, deixando que as vozes, tantas vezes oprimidas, dos nossos alunos nos ensinem, uma vez mais, justamente o que é ser humano? Esse breve relato tem por objetivo condensar a vivéncia de um grupo que se reuniu desde o início de março de 2004, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, numa área de acentuada pobreza. Os trabalhos com os alunos aconteceram até a primeira semana de agosto do mesmo ano, quando o grupo foi encerrado e os alunos remanejados para a rede de ensino público. O grupo, como se sabe, fez parte do programa Alfabetizar(se) e se formou a partir de visita dos coordenadores do projeto ao lAPS, órgão não governamental que atua na localidade e que presta IAPS, fui escalado pela equipe de coordenadores para assumir a turma.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_fgnmathias.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.