Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46792
Type: Artigo de Periódico
Title: As políticas de educação profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores
Authors: Sousa, Tássia Pinheiro de
Sales, Francisco José Lima
Keywords: Políticas;Educação Profissional;Qualificação;Trabalhadores
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Labor
Citation: SOUSA, Tássia Pinheiro de; SALES, Francisco José Lima. As políticas de educação profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 98-118, jan./jun. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste estudo, faremos um resgate histórico das políticas de educação profissional no Brasil, visando identificar a concepção de qualificação proposta pelas políticas de educação profissional. Partiremos da história da educação profissional desde o Brasil Colônia até os anos 2000, vislumbrando o processo de qualificação em cada década até chegarmos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Tais discussões serão subsidiadas por Manfredi (2002), Libâneo (2001), Cunha (2000a) e Ferreti (1997). É possível perceber que a perspectiva tecnicista persiste atualmente, principalmente através dos programas de qualificação, a exemplo do Pronatec, tendo em vista que a qualificação, de modo geral, é rápida e focada nos processos produtivos.
Abstract: In this study, we will make a historical rescue of the policies of professional education in Brazil, aiming to identify the conception of qualification proposed by the policies of professional education. We will start from The history of professional education from Brazil Colônia until the year 2000, glimpsing the qualification process in each decade until we reach national program of access to technical education (Pronatec). Such discussions will be subsidized by Manfredi (2002), Libâneo (2001), Cunha (2000a) and Ferreti (1997). It is possible to perceive that the technicist perspective persists today, mainly through the qualification programs, like the Pronatec, since the qualification, in general, is fast and focused on the productive processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46792
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_tpsousafjlsales.pdf220,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.