Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Tássia Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Sales, Francisco José Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T15:23:12Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T15:23:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Tássia Pinheiro de; SALES, Francisco José Lima. As políticas de educação profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 98-118, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46792 | - |
dc.description.abstract | In this study, we will make a historical rescue of the policies of professional education in Brazil, aiming to identify the conception of qualification proposed by the policies of professional education. We will start from The history of professional education from Brazil Colônia until the year 2000, glimpsing the qualification process in each decade until we reach national program of access to technical education (Pronatec). Such discussions will be subsidized by Manfredi (2002), Libâneo (2001), Cunha (2000a) and Ferreti (1997). It is possible to perceive that the technicist perspective persists today, mainly through the qualification programs, like the Pronatec, since the qualification, in general, is fast and focused on the productive processes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.title | As políticas de educação profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste estudo, faremos um resgate histórico das políticas de educação profissional no Brasil, visando identificar a concepção de qualificação proposta pelas políticas de educação profissional. Partiremos da história da educação profissional desde o Brasil Colônia até os anos 2000, vislumbrando o processo de qualificação em cada década até chegarmos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Tais discussões serão subsidiadas por Manfredi (2002), Libâneo (2001), Cunha (2000a) e Ferreti (1997). É possível perceber que a perspectiva tecnicista persiste atualmente, principalmente através dos programas de qualificação, a exemplo do Pronatec, tendo em vista que a qualificação, de modo geral, é rápida e focada nos processos produtivos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_tpsousafjlsales.pdf | 220,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.