Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46783
Type: Artigo de Periódico
Title: Saberes da ação pedagógica de professores formadores da área de ensino de história
Title in English: Knowledge of history professors’ pedagogical actions
Authors: Miranda, Augusto Ridson de Araújo
Magalhães Junior, Antonio Germano
Keywords: História;Universidade Federal do Ceará;Ensino
Issue Date: 2018
Publisher: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI
Citation: MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Saberes da ação pedagógica de professores formadores da área de ensino de história. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 23, n.40, p. 85-115, maio./ago. 2018. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de História
Abstract: This article presents a research whose protagonists are the History professors of the State University of Ceará, Fortaleza campus, and the repertoire of knowledge and references for History teaching practice mentioned by them in the interview and/or mobilized by them in the observed classes, known as the knowledge of teaching actions (GAUTHIER et al., 1998). The single case study (STAKE, 2007), with descriptive-explanatory (YIN, 2005) in the interpretative paradigm, was the research methodology. To produce the data, two professors were interviewed and their classes were observed in 2015.1. The theoretical-methodological basis lies on Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al. (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2009), Zamboni; Fonseca (2008), among others. The research pointed out a varied repertoire of educative paths and mobilized knowledge in the professors’ teaching practices, which is their reference to legitimate themselves as better trained History professors. The research concludes that, although there is a diversity of mentioned and/or mobilized references, highlighting the perspective of History Teaching mediated by sources, the strength of historical knowledge of reference, surpassing the specific knowledge of History Teaching was still observed
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46783
ISSN: 2526 8449 (eletrônico)
1518 0743 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_agmagalhaesjunior.pdf446,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.