Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Augusto Ridson de Araújo-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.date.accessioned2019-10-15T14:29:13Z-
dc.date.available2019-10-15T14:29:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMIRANDA, Augusto Ridson de Araújo; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Saberes da ação pedagógica de professores formadores da área de ensino de história. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 23, n.40, p. 85-115, maio./ago. 2018. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.pt_BR
dc.identifier.issn2526 8449 (eletrônico)-
dc.identifier.issn1518 0743 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46783-
dc.description.abstractThis article presents a research whose protagonists are the History professors of the State University of Ceará, Fortaleza campus, and the repertoire of knowledge and references for History teaching practice mentioned by them in the interview and/or mobilized by them in the observed classes, known as the knowledge of teaching actions (GAUTHIER et al., 1998). The single case study (STAKE, 2007), with descriptive-explanatory (YIN, 2005) in the interpretative paradigm, was the research methodology. To produce the data, two professors were interviewed and their classes were observed in 2015.1. The theoretical-methodological basis lies on Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al. (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2009), Zamboni; Fonseca (2008), among others. The research pointed out a varied repertoire of educative paths and mobilized knowledge in the professors’ teaching practices, which is their reference to legitimate themselves as better trained History professors. The research concludes that, although there is a diversity of mentioned and/or mobilized references, highlighting the perspective of History Teaching mediated by sources, the strength of historical knowledge of reference, surpassing the specific knowledge of History Teaching was still observedpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleSaberes da ação pedagógica de professores formadores da área de ensino de históriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo objetiva apresentar uma pesquisa realizada com professores do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará, localizada no campus de Fortaleza, e o repertório de conhecimentos e referenciais para a prática docente em Ensino de História por estes mencionados e/ou mobilizados nas entrevistas cedidas e aulas observadas na realização desta pesquisa, isto é, os saberes da ação pedagógica, nos dizeres de Gauthier et al (1998). Tomamos como metodologia de pesquisa o estudo de caso único (STAKE, 2007), do tipo descritivo-explanatório (YIN, 2005), no paradigma interpretativista. Realizamos entrevistas semiestruturadas e observação de aulas de duas professoras do caso analisado. O recorte temporal norteador do estudo foi o semestre de 2015.1. Como fundamentação teóricometodológica, foram considerados os estudos de Almeida (2012), Fonseca (2009), Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Rüsen (2011), Tardif (2008), Tardif; Lessard (2011), Zamboni; Fonseca (2008), dentre outros. A pesquisa apontou para um variado repertório de percursos formativos e saberes mobilizados nas práticas docentes dos sujeitos de pesquisa, do qual se valeram para se legitimarem como os professores mais capacitados para exercer a docência na área de História e Ensino. Concluímos que, embora haja uma diversidade de referenciais remetidos e/ou mobilizados, com destaque para a perspectiva do Ensino de História mediado por fontes, ainda se observa a força dos saberes históricos de referência se sobrepujando aos saberes próprios do Ensino de Históriapt_BR
dc.title.enKnowledge of history professors’ pedagogical actionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_agmagalhaesjunior.pdf446,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.