Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46763
Type: Artigo de Periódico
Title: A contribuição do PIBID na formação docente: implicações das experiências vivenciadas no contexto do programa para o desenvolvimento profissional e a inovação das práticas educativas
Title in English: The contribution of PIBID in teacher training: implications of the context lived experiences program for professional development and innovation of educational practices
Authors: Nascimento, Francisco Jeovane do
Castro, Eliziane Rocha
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil);Docência;Ensino
Issue Date: 2015
Publisher: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI
Citation: NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A contribuição do PIBID na formação docente: implicações das experiências vivenciadas no contexto do programa para o desenvolvimento profissional e a inovação das práticas educativas. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 20, n.32, p. 25-46, jan./jun. 2015. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação é um viés de crescimento de uma nação, nela estão contidas esperanças e expectativas na busca de uma sociedade igualitária e os professores, com o seu trabalho desafiante, mediante o desenvolvimento de métodos e estratégias didático-pedagógicas, podem suplantar entraves históricos que circundam modelos escolares presentes em instituições de ensino do país, buscando a melhoria da qualidade da educação. Nessa perspectiva, é relevante a investigação acerca da formação do educador, analisando fatores que corroboram o desenvolvimento profissional e a transição dialética entre o processo formativo e a iniciação docente. Esta pesquisa científica resulta de uma inquietação relativa à experiência como bolsista do PIBID e delineia-se como foco investigativo no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará, na Linha Formação, Didática e Trabalho Docente. A partir do suporte teórico de autores como Nóvoa (1991), Garcia (2008) e Pimenta e Lima (2012) entre outros, analisa-se como o projeto (PIBID) contribui para o processo de formação docente. Nessa direção, um estudo de caso qualitativo vai se desenvolvendo ao longo da pesquisa, que aos poucos se configura como instrumento de compreensão de aspectos que contribuem na formação do educador. Assim sendo, investigam-se as implicações das experiências vivenciadas no contexto do programa para o desenvolvimento profissional e a inovação das práticas docentes. As análises preliminares evidenciam que a atividade educativa constitui-se num marco importante na construção e busca de uma identidade profissional adequada, almejando procedimentos didático-pedagógicos que representam os anseios e necessidades do homem contemporâneo.
Abstract: Education is a growth bias of a nation, in it are contained hopes and expectations in the search for an egalitarian society and teachers, with its challenging work, by developing methods and didactic and pedagogical strategies can overcome historical barriers that surround school models present in the country's educational institutions, seeking improving the quality of education. From this perspective, research is relevant about the formation of the educator, analyzing factors that support the professional development and the dialectical transition from the educational process and the teaching initiation. This scientific research results from a restlessness on the fellowship experience of PIBID and is delineated as an investigative focus in the Master of Education from the State University of Ceará, on Line Training, Teaching and Teaching Work. From the theoretical support of authors like Nóvoa (1991), Garcia (2008) and Pimenta and Lima (2012) among others, is analyzed as the project (PIBID) contributes to the teacher training process. In this sense, a qualitative case study will be developed during the research, which gradually takes shape as a tool for understanding aspects that support the training of educators. Therefore, investigating the implications of the experiences lived within the program for professional development and innovation of teaching practices. It was found that the educational activity is it is an important milestone in the construction and seeking appropriate professional identity, aiming didactic and pedagogical procedures that represent the wishes and needs of contemporary man.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46763
ISSN: 2526 8449 (Eletrônico)
1518 0743 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_iplima.pdf264,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.