Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46738
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O emprego como instrumento de inclusão social
Título em inglês: Employment as an instrument of social inclusion
Autor(es): Sousa, Jullyana Meury Alves
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Sociedade;Desigualdade;Política
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia - UFC
Citação: SOUSA, Jullyana Meury Alves; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro. O emprego como instrumento de inclusão social. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 196-199, jul./dez. 2019.
Resumo: A desigualdade social, econômica e política na sociedade brasileira chegou a tal grau que se toma incompatível com a democratização da sociedade. Por decorrência, tem se falado na existência da apartação social. No Brasil a discriminação é econômica, cultural e política, além de étnica. Este processo deve ser entendido como exclusão, isto é, uma impossibilidade de poder partilhar o que leva à vivência da privação, da recusa, do abandono e da expulsão inclusive, com violência, de um conjunto significativo da população, por isso, uma exclusão social e não pessoal. Não se trata de um processo individual, embora atinja pessoas, mas de uma lógica que está presente nas várias formas de relações econômicas, sociais, culturais e políticas da sociedade brasileira. Esta situação de privação coletiva é que se está entendendo por exclusão social. Ela inclui pobreza, discriminação, subalternidade, não equidade, não acessibilidade, não representação pública. (Sposatti apus Wanderley, 2001, p. 20).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46738
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jmasousaacrtupinamba.pdf240,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.